Rent
Foto Caio Gallucci
Por Mariana da Cruz Mascarenhas
Há muitas formas de se medir um ano: em dias, meses, pores-do-sol, milhas, centímetros. E que tal medir em amor? É o que nos propõe a canção “Seasons Of Love” que embala e traz um pouco de um dos temas centrais abordados no musical Rent de Jonathan Larson.
Baseado no musical da Broadway, ganhador dos prêmios Tony de melhor musical e Pulitzer, o espetáculo já foi parar nas telas do cinema em 2006 para comemorar os 10 anos de estreia na Broadway. Agora que completa 20 anos ganha a versão brasileira para os palcos, com a direção de Susana Ribeiro.
Rent aborda a história de um grupo de jovens vivendo ao máximo os desafios, prazeres, dúvidas e turbilhão de sentimentos típicos desta idade. O contexto é a Nova York dos anos 80 explorada pelo grupo, entre eles os amigos Mark (Bruno Narchi) e Roger (Thiago Machado). O primeiro um cineasta em estudo que, acompanhado de sua câmera durante todo o tempo, filma tudo o que se passa ao redor a fim de realizar uma produção a respeito. Já o segundo é um músico que vive as inconstâncias do amor e da carreira. Há ainda Mimi (Ingrid Gaigher), uma stripper que vai mexer com o coração do músico; Angel, uma drag queen que, com seu jeito extrovertido leva alegria aonde for, entre inúmeros outros.
Temas pertinentes à juventude que, com o passar dos anos ganham cada vez mais notoriedade, são trazidos em cena como o homossexualismo, drogas, AIDs, entre inúmeros outros. Entre eles a união e um amor que prevalece em meio a todas as adversidades enfrentadas pelos jovens e os mantém erguidos para lidarem com o que vierem, sem deixar de desfrutar a boemia, como eternos boêmios que são.
O espetáculo é todo cantado e a presença de diálogos é quase nula, diferente do que ocorre em alguns outros musicais. Destaque para a atuação de Narchi, que também é um dos produtores da peça. Ele encara o papel do protagonista muito à vontade e bem convincente na encarnação de seu personagem – o ator também arrebentou quando viveu Cazuza num espetáculo que contou a vida do cantor, em 2014, materializando a sua genialidade no palco.
O elenco como um todo está bem sincronizado nas coreografias e canções, empolgando a plateia e fazendo-a ovacionar os atores por cada número apresentado. Rent estreou dia 14/12/16 no Teatro Frei Caneca e está de volta aos palcos desde o dia 10/01, ficando em cartaz até o dia 29/03/17.
Serviço:
Rent
Quando: terças e quartas às 21h
Onde: Teatro Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569, 7º andar, São Paulo – SP
Tel: (11) 3472-2226
Quanto? R$ 100 (inteira)
Temporada: 10/01/17 a 29/03/17
Leia outras histórias
Espetáculo sobre Leopoldina nos convida a analisar a história criticamente
Inquietante obra de Orwell, “1984”, está de volta agora no Teatro Porto Seguro
Com texto rico e profundo, “A Alma Imoral” desperta reflexões e nos tira da zona de conforto
Urinal, o Musical
O Som e a Sílaba
Eu era tudo pra ela e ela me deixou
Antígona
Há 11 anos em cartaz, "Renato Russo – o Musical" está agora no Theatro NET em curta temporada
Sobre o autor
Mestra em Ciências Humanas. Jornalista. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Comunicação Empresarial.
Assessora de Comunicação. Blogueira de Cultura e de Mídias.
Sou apaixonada por programas culturais – principalmente cinema, teatro e exposição – e adoro analisar filmes, peças e mostras que vejo (já assisti a mais de 150 espetáculos teatrais). Também adoro ler e me informar sobre assuntos ligados às mídias de modo geral e produzir conteúdos a respeito.