ExpoCatólica 2017 atinge meta de estar mais voltada aos negócios

Maior feira internacional da América Latina de livros e artigos religiosos do segmento católico, a ExpoCatólica, realizada entre os dias 8 e 11 de junho, reservou muitas atrações aos visitantes. Além da participação de congregações, comunidades religiosas, empresas de turismo religioso, fabricantes e distribuidores nacionais e internacionais de livros, artigos e objetos religiosos, também prestigiaram o evento grandes nomes do catolicismo como Padre Zezinho, Padre Marcelo Rossi, Tony Allysson, Missionário Dunga, entre outros.

 

Um dos momentos mais esperados aconteceu no dia 11 de junho, às 15h, quando o Padre Marcelo Rossi compareceu ao evento para o encerramento. Durante cerca de duas horas, em um palco montado para sua apresentação, ele rezou o terço da misericórdia, intercedeu pelos fiéis presentes e cantou algumas músicas, acompanhado de uma grande aglomeração de pessoas ao seu redor, animadas com sua participação. Nesse dia também estiveram presentes o cantor Tony Allysson e a Banda Anjos de Resgate.

Padre Marcelo Rossi na ExpoCatólica 2017

O escritor de diversas obras católicas Professor Doutor Felipe Aquino, que ministrou a palestra intitulada “O sentido cristão no trabalho”, no dia 11, disse que a ExpoCatólica é um ótimo empreendimento que, inclusive, poderia ser ainda mais divulgado para que um maior número de pessoas venha a se beneficiar dos excelentes produtos existentes na feira, destinados à evangelização.

“Eu estou aqui na ExpoCatólica 2017 e fico muito feliz por ver essa reunião de toda a força da Igreja, muitas comunidades de vida, de aliança, muitos empreendedores católicos lançando seus produtos, muitas coisas maravilhosas, ligadas à liturgia e à doutrina”, relatou Aquino. Ele também comentou a respeito da participação da juventude que, para ele, está aumentando cada vez mais e que trata-se de jovens esperançosos numa Igreja e num Brasil novos. “É um evento catalisador, que aumenta a fé, a esperança e o amor”, destacou.

A repórter Mariana Mascarenhas ao lado do Professor Felipe Aquino 

A Irmã Maria Helena Brandalise, do Instituto das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, também se mostrou bastante satisfeita com a repercussão da feira. Psicóloga clínica, ela foi convidada a participar do evento para apresentar seu livro Depressão Saudável, em que ela fala da depressão do cotidiano, que todos nós temos, e não da depressão como doença.

“Para vivermos essa depressão precisamos ter independência emocional, que nos ajuda a dizer sim e não para a vida quando necessário. Essa independência vem de dentro, ela é estruturada. Cada pessoa deve buscar sua própria reestruturação para viver sem a doença da depressão”, ressalta a Irmã, que disse não ter imaginado como o tema do seu livro despertaria o interesse de tantas pessoas na feira.

A repórter Mariana Mascarenhas com a Irmã Maria Helena Brandalise

De acordo com Kiara Castro, Diretora da ExpoCatólica, embora a quantidade total do público tenha diminuído de 15 mil para 11 mil participantes, se comparado a edição de 2015, o aumento no número de pessoas que visitaram a feira com o intuito de comprar para suas livrarias e lojas aumentou consideravelmente. O que significa que o objetivo de tornar o evento mais voltado para a promoção de negócios entre as empresas expositoras da feira e a cadeia de distribuição do segmento católico foi atingido nesta 12a edição.

“Recebemos este ano a visita de 2,2 mil pessoas, com CNPJs de aproximadamente 1,3 mil comércios de todo o Brasil, entre livrarias, lojas, papelarias e até mesmo de supermercados que buscam nossos produtos para revender aos seus clientes”, disse Kiara. Segundo ela, o número representa um significativo aumento de 50% deste público. Mas, o maior crescimento da feira foi registrado entre os membros da Igreja, como padres, diáconos e religiosos, cuja participação mais do que dobrou esse ano, segundo Kiara. A organização da ExpoCatólica já definiu a data para a realização da edição de 2018. O evento será nos dias 1º a 4 de junho, na Expo Center Norte, mesmo local da edição deste ano.

Sobre o autor

+ posts

Mestra em Ciências Humanas. Jornalista. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Comunicação Empresarial.
Assessora de Comunicação. Blogueira de Cultura e de Mídias.
Sou apaixonada por programas culturais – principalmente cinema, teatro e exposição – e adoro analisar filmes, peças e mostras que vejo (já assisti a mais de 150 espetáculos teatrais). Também adoro ler e me informar sobre assuntos ligados às mídias de modo geral e produzir conteúdos a respeito.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações