Encontrando um nicho

Encontrando um nicho

01/17/2022 0 Por jotafagner

O Editoria Livre continuará fazendo jus ao seu nome, mas abriremos espaço para colunas de nicho (como será o caso desta aqui, que passará a tratar de literatura)

 

O primeiro blog que criei tinha como objetivo compartilhar toda e qualquer nova informação que chegasse até mim. Eu queria apontar livros que estava lendo, filmes e séries que estava assistindo, discos que estava ouvindo. O blog se chamava Segunda Leitura, porque eu pretendia não resenhar nada que não tivesse consumido mais de uma vez.

Sempre que eu fosse falar de um livro que havia lido, tentava reler para ter certeza do que estava falando. Sempre tomando como base os trechos demarcados durante a primeira leitura.

Aquele projeto deve ter durado dois ou três anos. Era difícil manter publicações periódicas com uma proposta como essa.

Recentemente voltei a sentir vontade de falar sobre aquilo que estou estudando, mas sem a responsabilidade de fazer uma segunda leitura ou falar de modo acadêmico. Primeiro porque não sou a pessoa mais qualificada para isso; segundo porque não tenho tempo para fazer algo tão elaborado.

Por causa disso, na próxima semana darei início a publicação de uma série de artigos comentando minhas leituras. A primeira sequência será dos capítulos do livro Mimesis, escrito pelo Erich Auerbach. Utilizarei também o espaço do podcast para falar do assunto. Vamos tratar de literatura comparada ao longo desse ano e ver no que é que dá.

Os posts serão curtos, em linguagem simples e sempre referenciando as fontes para que você possa conferir a veracidade do que está sendo dito.

Ficarei muito feliz se você tiver o interesse em me acompanhar.

A minha ideia é montar uma pequena enciclopédia sobre literatura. Críticas e sugestões são desejáveis. Cada comentário será um grande acréscimo ao nosso debate.

Espero poder contar com você.


Fiquem com o vídeo da Lígia Diniz enquanto isso.

José Fagner Alves Santos