Birdwatching: Setembro “rende” 19 novos registros ornitológicos para Peruíbe, no Wikiaves

 

A busca por novas descobertas de aves ficou mais movimentada após as divulgações feitas aqui, nas páginas do GAROÇÁ. É que neste mês de setembro, Peruíbe ganhou 19 novos registros sonoros, o que rendeu  a inclusão de duas novas espécies na lista da cidade: O Macuru (Nonnula rubecula) e a Tovaca-cantadora (Chamaeza meruloides), ambas feitas por Fábio Barata que, além de gravar o Macuru, também conseguiu fotografá-lo. Vale lembrar que  os  outros 17 áudios não contam como novas espécies, por já possuírem fotos.

Além das duas novas espécies citadas, Barata gravou mais três: o Bacurau-tesoura (Hydropsalis torquata), a Saíra-lagarta (Tangara desmaresti)  e o Peitica (Empidonomus varius).

No dia 04, Luis Maluf, de Uberaba/MG,  postou nos arquivos do wikiaves o som de três tipos diferentes de Trinta-réis:  O Trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea), o Trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus) e o Trinta-réis-boreal (Sterna hirundo).

A partir do dia 14 foram registradas mais 11 espécies: O Pica-pau-branco (Melanerpes candidus), Tiziu (Volatinia jacarina), Sabiá-do-campo (Mimus saturninos), Beija-flor-rajado (Ramphodon naevius), Martim-pescador-pequeno (Chloroceryle americana), Tesourinha (Tyrannus savana), Gibão-de-couro (Hirundinea ferrugíena), Asa-de-telha (AgelaIoides badius), Anu-branco (Guira guira), Quiriquiri (Falco sparverius) e o Pombo-doméstico (Columbia livia).

Agora, Peruíbe conta com o total de 443 espécies,  sendo 420 delas com foto e 214 com som.

A cidade que registrou o maior número de espécies diferentes no wikiaves até agora é Porto Velho/RO, com 560, o que a deixa como primeira no ranking nacional.  Peruíbe, por enquanto, segue na 15ª colocação.

Macuru (Nonnula rubecula) , primeiro registro feito em Peruíbe (foto de Fábio Barata)

Reportagem: Márcio Ribeiro

Foto: Fábio Barata

Fonte: Wikiaves

todos os direitos reservados

[email protected]

MTB 0078407

Sobre o autor

Website | + posts

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações