Birdwatching: Peruíbe ganha quatro novos registros de aves, neste mês de agosto

 

Mês de agosto já foi embora, mas deixou quatro novos registros no wikiaves, site que é especializado em aves brasileiras.

No dia 23, Fábio Barata fotografou pela primeira vez na cidade o Mergulhão-grande (Podicephorus major), enquanto Márcio Ribeiro gravou o primeiro som de três outras espécies: O Anu-preto (Crotophaga ani) no dia 12, o Guaracava-de-barriga-amarela (Elaenia flavogaster) no dia 16, e o Trinca-ferro (Saltator similis) no dia 13.

O Mergulhão-grande pode ser encontrado na América do Sul até a Patagônia, sendo que o local mais ao norte registrado até hoje, foi no estado do Estado do Rio de Janeiro.

O Anú-preto é uma espécie bem comum em Peruíbe, contabilizando 23 fotos no site. Ela ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte do Uruguai.

Ouça o primeiro som gravado em Peruíbe , clicando aqui

A Guaracava-de-barriga-amarela- ocorre em todas as regiões do Brasil e entre o México e a Argentina. Pertence à família das elaenias, que tem muitas espécies parecidas, o que dificulta a identificação. O que ajuda um pouco os observadores é um ligeiro topete que ele tem e também o seu canto peculiar, que pode ser ouvido em qualquer lugar da cidade.

Escute o primeiro registro desta espécie clicando aqui

O Trinca-ferro, conhecido também por Pixarro, tem o canto muito apreciado e, talvez por isso, está se tornando cava vez mais raro na cidade, por conta da ação de caçadores. Pode ser encontrado do leste da Bolívia até a Bahia e ao sul até o Uruguai.

Além deste primeiro registro sonoro clique aqui para ouvi-lo, existem apenas dois registros fotográficos, sendo que o primeiro foi feito em 2008, por Gabriel Borali de Abreu e a outra é de 2011, feita por Bruno Lima.

Reportagem e Pesquisa: Márcio Ribeiro

Foto: Fábio Barata

[email protected]

MTB 0078407

 

Sobre o autor

Website | + posts

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações