Enquanto lavava a louça, depois de um ataque de dor de cabeça daqueles bem desagradáveis, coloquei para tocar o episódio 581 – Carta aos jornalistas, do podcast Café Brasil. A dor ainda não tinha cessado, mas a reflexão ajudou a pensar sobre algumas coisas.

O programa é baseado no texto do jornalista gaúcho Carlos Guimarães e teve como gancho o vídeo da discussão entre o técnico Vagner Mancini e Felipe Garraffa, o repórter da Rádio Bandeirantes em São Paulo.

O vídeo foi gravado depois do Vitória quebrar a invencibilidade do Corinthians em agosto de 2017. Como o próprio Luciano Pires deixa claro, apesar dessa discussão ter se dado no campo do jornalismo esportivo, a reflexão se faz necessária para qualquer outra editoria.

Até quando, nós jornalistas, vamos continuar desconversando sobre os erros da profissão? Quando um jornalista erra muita gente sofre. Nossa profissão sempre foi muito romantizada, mas estamos passando por uma quebra de paradigmas. Já passou da hora de repensarmos sobre a nossa função.

Indico a audição do Café Brasil, mas deste programa em especial. Vamos trazer esse debate para a pauta do dia.

There are currently no comments.