Se melhorar estraga podia ser o lema de Samuel (Omar Sy), um homem residente no Sul da França, que levava uma vida tranquila, regada a muita festa, mulheres e diversão. Mas sua rotina sofre uma reviravolta total quando ele é encontrado por uma mulher (Clémence Poésy), com quem ele teve um caso, a qual alega ter ficado grávida dele. Para complicar ainda mais a situação, a moça entrega a Samuel a bebê que seria sua filha, Glória, desaparecendo em seguida. Desesperado, ao descobrir que a mulher está em Londres, o homem vai até a cidade inglesa a fim de encontrá-la. Sem sucesso, ele acaba ficando na região londrina ao ser contratado para trabalhar como dublê de filmes.

Os anos passam e o amor de Samuel por sua filha só aumenta. Apesar dele ser desastrado, o carinho e a afetividade pela garota superam qualquer obstáculo no desafio de criá-la. Aos 8 anos, Glória (Gloria Colston) se mostra uma menina feliz ao lado de Samuel, quem ela tanto admira e considera imortal, sentindo grande orgulho do pai. Mas a volta da mãe biológica pode estremecer a relação do protagonista com a garota, além de um outro fator agravante que perturba Samuel. Este é o cerne do longa Uma Família de Dois.

Dirigido por Hugo Célin, esta produção francesa provoca risos e choro na plateia. A comédia dramática revela-se encantadora pela forte ligação entre os atores Omar Sy – destaque em Os Intocáveis (2011) – e Gloria Colston, fundamental para concretizar a construção afetiva tão forte existente entre os dois personagens. Há vários momentos cômicos marcados principalmente pelo jeito extrovertido de Samuel, possível graças à atuação envolvente e natural do ator, à vontade em todas as facetas de seu personagem.

A dramaticidade ganha corpo conforme o longa se desenrola para o seu desfecho e emociona o público com uma linda mensagem sobre como o amor paternal verdadeiro derruba as mais diversas barreiras ao longo da jornada da vida. Não há como não se encantar com as relações trabalhadas no filme, as quais criam uma empatia na plateia e despertam uma paixão pela trama, chamativa do começo ao fim.

Uma Família de Dois faz parte da programação de filmes franceses exibidos no Festival Varilux de Cinema Francês 2017 que termina nesta quarta (21). Confira a programação aqui:

variluxcinefrances.com/2017

There are currently no comments.