A Tribuna e o papel da grande mídia.
Exatamente após o dia em que Peruíbe colocou nas ruas aproximadamente 400 pessoas contrárias a construção da termoelétrica, o jornal “A Tribuna”, em matéria de capa, destaca o empreendimento de R$ 5 bilhões de reais. Será apenas coincidência?

A reportagem destaca uma série de aspectos “positivos” no projeto sem ao menos contrapor nenhum argumento daqueles que são contra. Será coincidência?

O número de empregos gerados e os bilhões injetados na obra ganham destaque especial sem ao menos questionar se esses empregos demandarão mão de obra de região ou não, sem ao menos analisar como esses bilhões investidos serão revertidos para a população. Será coincidência?

Não se fala em emissão de gases nem consumo de água, nem ao menos os impacto que uma cidade ligada a valores ambientais e vocação para o ecoturismo sofrerá com essa mudança de estrutura. Será coincidência?

O jornal foi convidado a cobrir a manifestação e ouvir os argumentos de quem é contra mas não compareceu, em contrapartida atendeu a empresa que pretende realizar a obra e deu a eles uma matéria de capa. Será coincidência?

Por fim o jornal cumpre bem o papel histórico na defesa do empresariado e dos interesses daqueles que pouco se importam com o povo é meio ambiente.

Obs: Já é chegada a hora do executivo municipal se posicionar claramente sobre o projeto, é justo com a cidade e com os cidadãos que o prefeito diga em que lado está, e quais são os princípios que defendem.

 

Texto: Coletivo Ativista Litoral Sustentável

Imagem: Facebook / Washington Luiz Reis

Imagem: Reprodução facebook/ Termoelétrica em Peruíbe? Não!

Postagem original: Facebook / Marcelo Saes

Postagem final:  Márcio Ribeiro / O Garoçá

ogaroca@bol.com.br

MTB: 0078407