A Tribuna online publicou neste domingo (2) o release enviado pela prefeitura de Peruíbe onde informa que a justiça liberou os shows comemorativos à semana da pátria na Orla da cidade, apesar do atrito gerado entre o poder público municipal e ativistas do meio ambiente.

Os ambientalistas entendem que a orla da praia, naquele trecho, deveria ser preservada por abrigar vegetação rasteira e ninhos de aves como a coruja buraqueira. Do outro lado, a prefeitura alega que os representantes do comércio e empresariado local reclamam pela realização de eventos que atraiam turistas e façam retornar os veranistas para a cidade.

Veja a matéria feita pela A Tribuna, no link abaixo: 

Matéria de A Tribuna online, clique aqui

Logo que a matéria foi ao ar, o Instituto Ernesto Zwarg soltou uma nota em sua rede social onde contesta as informações dadas pela prefeitura e também que foi procurado por A Tribuna:  “O Instituto Ernesto Zwarg vem a público esclarecer que não procede a afirmação de que foi procurado pela TV Tribuna (sic). Além disso, a autorização ainda não foi emitida, haja visto que é necessário a comprovação de condicionantes que, até o momento, não foram cumpridas. Pelo contrário, a montagem do evento já se iniciou, sem observância à determinação judicial.”

A reportagem entrou em contato com o biólogo e advogado do Instituto, André Ichikawa, que reiterou: “Eles não cercaram os ninhos, com raio de 50 m, nem entregaram o relatório com fotografias do cumprimento das condicionantes. Somente após a entrega do relatório com o cumprimento da determinação e do relatório fotográfico é que poderiam iniciar o evento. Senão, como iriam salvaguardar as aves?”

Quanto a citação do Instituto na matéria veiculada por A Tribuna, Ichikawa falou : “A Tribuna procurou o Itamar (Itamar Zwarg, presidente do Instituto) pelo Facebook, ontem, por volta de meia noite. Ele passou o telefone e ficaram de ligar, e nada. Hoje cedo já estava no ar.”

O Garoçá veiculou a nota divulgada pela Prefeitura e agora abriu espaço para a “outra parte” envolvida. 

Texto e foto: Márcio Ribeiro

Contato: ogaroca@bol.com.br