Qualquer pessoa que já fez o teste sabe que é diferente imprimir em preto e branco um trabalho feito nesse padrão e outro que foi pensado para ser colorido. A primeira edição foi planejada para o formato p/b, mas houve baixa adesão ao material impresso. Com raras exceções, o pessoal preferiu distribuir o arquivo digital. Assim, evitaram gastos e agilizaram a distribuição. Do meu ponto de vista, perde-se um pouco a essência. Mas, sou apenas um jovem senhor um tanto casmurro.

Para este segundo número, convoquei alguns dos colegas que colaboram com a versão digital do Editoria Livre. O Eddie Silva já estava presente na primeira, é bem verdade, mas agora a equipe está quase completa. Como diria Raul, “nunca se vence uma guerra lutando sozinho”. Essa frase é da canção Por Quem Os Sinos Dobram, que é também o título de um livro do Ernest Hemingway, mas esse papo fica para um outro momento.

É com muito orgulho que apresentamos esta segunda edição. Ainda mais que ela calhou de sair no mês do cachorro louco, mês de aniversário do site, mês do meu aniversário, mês dedicado a Augusto César, mês como outro qualquer.

Esta edição não tem as vinhetas definindo o estilo ou o formato do texto. Escolha um autor ao acaso e comece a ler. Se você for metódico (a), como eu, fará a leitura de modo linear, da primeira à última página. O importante é que todo o conteúdo seja lido. Apesar dos temas díspares e dos vários formatos, há sempre um interesse em comum, que é o amor pela palavra escrita – mesmo quando apresentada numa história em quadrinhos.

Continuaremos editando essa publicação enquanto for divertido para nós. Espero que continue lendo enquanto for divertido para você. Se quiser participar, envie sua colaboração para análise. Fechamos a edição no dia 20 de cada mês.

Esperamos ser surpreendidos com alguma produção muito bacana. Até lá, nos ajude a divulgar esse projeto.

Caso seja da velha guarda, como é o meu caso, repasse os exemplares impressos para os seus amigos; se você for de estilo mais hightech, compartilhe o arquivo digital para todos que conhece.

O importante é fazer deste um projeto conhecido nacionalmente. Talvez outras pessoas acabem sendo influenciadas, e todos só teriam a ganhar.

A terceira edição já começou a ser produzida, e ela trará surpresas muito interessantes.

Boa leitura.

 

Com distribuição pela internet, aqui no nosso site (www.editorialivre.com.br), ele pode ser baixado em dois formatos.

O primeiro é o linear, para se ler em tablets, computadores e celulares.

Download da versão para tablet

O segundo é o formato de impressão.

Download da versão para impressão

Nesta segunda versão, o arquivo precisa ser impresso frente e verso, dobrado e grampeado.

Nos ajude distribuindo uma cópia, digital ou impressa para seus amigos. Se você não gostar, pode distribuir para os inimigos, não tem problema. O importante é divulgar.

J. Fagner