As férias estão acabando, mas nem por isso a garotada precisará abrir mão de momentos de diversão e lazer. Em São Paulo, por exemplo, não faltam opções de entretenimento, uma delas é a exposição Rá Tim Bum, o Castelo em cartaz no Memorial da América Latina. Considerado um dos programas infantis de maior sucesso da TV Cultura, Castelo Rá-Tim-Bum foi exibido na televisão entre os anos de 1994 e 1997. No total foram produzidos 90 episódios, suficientes para marcar as gerações que o acompanharam e trazem na memória, até os dias de hoje, toda a magia e encantamento do programa que chegou, inclusive, a ganhar o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1994, tornando-se uma referência da programação infantil brasileira.

Desde março deste ano, quem visita o Memorial tem a chance de entrar num castelo idêntico ao da série, construído numa área de 700 m2. A reprodução fiel ao cenário da TV pode ser vista nos diversos detalhes: porta, torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, coluna e catavento. Logo na entrada os visitantes são recebidos pelo famoso porteiro de lata – personagem do programa – que dá as boas-vindas ao público. Para quem acompanhou os episódios da série, dá-se início, então, a uma sessão de nostalgia pura devido à exposição dos objetos, figurinos, histórias e outros apetrechos relacionados aos cenários e personagens do programa. Também são reproduzidos os ambientes internos do castelo, como a sala, a cozinha, o quarto do Nino, o garoto de 300 anos, e de sua tia, a bruxa Morgana.

20170713_165041DSCF4698

20170713_173401IMG-20170714-WA0009

DSCF4710

 

Fotos Mariana Mascarenhas

A geração mais nova que não acompanhou a série também se encanta com as mais diversas atrações da mostra. É possível, inclusive, interagir com os bonecos de alguns personagens do programa. Aliás, a criançada tem marcado presença constante nos dias de julho, esgotando os ingressos diariamente. Por isso recomenda-se comprá-los com antecedência. E as novidades não param por aí: até o dia 30 de julho, aos finais de semana, é exibida no Memorial a peça Esse Castelo Será Meu. Com cinco apresentações diárias, às 11h, 12h30, 15h, 17h e 19h, com meia hora de duração, o espetáculo apresenta o personagem do Doutor Abobrinha, vilão que sonha um dia conseguir comprar o Castelo para construir um imóvel no lugar.

Mais de 600 mil pessoas já passaram pelo Memorial da América Latina para visitar a exposição, mas esta não é a primeira vez que o Castelo Rá-Tim-Bum vai parar numa mostra. Nos anos de 2014 e 2015, o acervo exibido no Memorial também foi exposto no Museu da Imagem e do Som (MIS) atraindo milhares de pessoas. Os ingressos foram tão concorridos que algumas pessoas chegaram a passar a madrugada na fila da bilheteria para consegui-los. Por isso, a mostra no Memorial também é uma excelente oportunidade para quem não conseguiu vê-la no MIS e ainda contará com um diferencial agora, que é a reprodução externa do castelo. Uma ótima opção para toda a família.

Serviço:
Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina: Avenida Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo – SP. Tel: (11) 3823-4799
Quando: Das 9h às 21h, de terça a sexta-feira; e das 9h às 22h aos sábados, domingos e feriados
Quanto: a partir de 10 reais
Ingressos pelo site www.ratimbumocastelo.com.br
Até 30 de setembro de 2017

There are currently no comments.