Mesmo com a cidade às escuras, a Câmara Municipal de Peruíbe aprovou o aumento de 25% da taxa de iluminação pública em sessão extraordinária, realizada no primeiro dia deste mês. Trocando em miúdos, quem tem endereço na cidade vai pagar mais caro por um serviço que não existe de forma minimamente satisfatória, pois quando a noite cai a cidade “ainda fica tingida de PRETO”, ocasionando assaltos, ruas desertas, comércios fechando mais cedo e outros problemas.

Dos “representantes do povo”, onze votaram para você pagar mais caro na conta de luz, são eles:  Adilson da Van (PTB),  Ton Gaspar (PEN),  Astrogildo (PEN), Eduardo Teles (MDB), Sussumu (PSDB),  Ingram (PSDC), Oliveira (DEM),  Loro (PTB), Luciana (PSDB), Paulinho da Tv (PCdoB) e  Rafael (MDB), sendo que o Rodrigo (PSDB) não votou por ser o presidente e o Tamer Jr (PSB) se ausentou, será que ele conseguiria ajudar o consumidor? Apenas Mohai (PSDC) e a Milena (PSB) votaram contrário ao aumento.

Veja a justificativa dada pela prefeitura para cobrar o aumento, postado nas redes sociais:
No dia 02 de abril deste ano, O Garoçá publicou uma entrevista feita com o Luiz Maurício, na qual ele falou da iluminação pública, relembre o que foi dito:

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

O Garoçá: O Prefeito, Luiz Maurício, disse que a prefeitura vai assumir o Parque de Iluminação Pública de Peruíbe. Como está isso? Tem alguma previsão?

Resposta: “Estamos com um processo administrativo tratando desse tema. Ainda faltam alguns detalhes, mas isso deve ser encaminhado ainda nesse ano de 2018.”

O Garoçá: Por que a cidade ainda está às escuras?

Resposta: “Temos um Parque de Iluminação muito sucateado. O investimento feito pela gestão anterior acabou trazendo um enorme problema, pois foi mal projetado e com estrutura fora do padrão da Elektro. Em 2017 fizemos a manutenção de cerca de 1.800 pontos de luz, desses pontos chamados de “brancos”, instalados nas vias principais da cidade. A cidade esta mais iluminada do que no passado, mas ainda não do jeito que queremos. Estamos finalizando novo procedimento licitatório para voltar os serviços de manutenção.”

ILUMINAÇÃO DA PRAIA

O Garoçá: O prefeito, Luiz Maurício, disse que faltavam R$ 400 mil para arrumar a iluminação da faixa arenosa e que não tinha dotação orçamentária pra isso. Esta situação já se resolveu? Ele conseguiu este dinheiro? Quando deve começar a obra?

Resposta: “Sim. Dependemos agora de uma alteração técnica da Elektro para finalizar o serviço.”

Reveja a matéria na íntegra

Entrevista: Luiz Maurício fala de alguns dos problemas da cidade

A população de Peruíbe espera que, ao menos, este valor sirva para colocar postes em ruas totalmente escuras sem a desculpa de que não tem dinheiro para isso.

Enquanto bairros antigos e populosos convivem há anos sem qualquer tipo de iluminação, outros novinhos em folha e ainda sem qualquer morador estão com um poste para cada mosquito e ainda com luminárias, veja:

Novo Bairro a ser erguido, substituindo o Antigo Pinheiral

 

Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro

Fotos: Márcio Ribeiro

ogaroca@bol.com.br