Foto Heloisa Bortz

Em fevereiro, mês do carnaval, quando muitos paulistanos estão caindo na folia com a quantidade de blocos carnavalescos espalhados por São Paulo, a cidade da cultura não deixa de oferecer atrações para quem quer curtir esse período, mas num outro ritmo. Uma das opções é o espetáculo Chopin ou o Tormento do Ideal, que estreou no dia 2 de fevereiro no Teatro Porto Seguro e terá apenas mais três apresentações até o dia 18 de fevereiro.

Com direção de José Possi Neto, a peça traz alguns fragmentos de um dos mais renomados pianistas da história, que se consagrou na era do Romantismo: o franco-polonês, Frédéric Chopin (1810 – 1849). A atriz Nathalia Timberg é quem dá vida a alguns momentos marcantes da trajetória do artista, interpretando, pela primeira vez na carreira, um papel masculino.

A vida do artista também é revelada em recortes textuais narrados ao público, que consistem em cartas de uma de suas paixões, a escritora francesa George Sand (pseudônimo de Amandine Aurore Lucile Dupin), entrelaçadas com declarações e poemas de Musset, Liszt, Baudelaire, Gérard de Nerval e Saint-Pol-Roux. Teatro e música se reúnem num mesmo espaço, contemplando a plateia com músicas ao piano, intercaladas com o discurso cênico, tocadas por Clara Sverner. A pianista foi indicada em 2011 ao Grammy Latino pelo disco Chopin por Clara Sverner na categoria de melhor álbum de música clássica.

A sonoridade clássica, que soa como um alento para os ouvidos graças ao talento de Clara, juntamente com a profundidade e peso das palavras, interpretadas por Nathalia, são a conjunção perfeita para traduzir num espetáculo a densidade dramática vivida por Chopin. O ritmo da peça leva o público a adentrar na mente do pianista e sentir, junto com ele, a imensa solidão e melancolia que o atormentava, em meio a todos que o aclamavam, romancista e idealista como era – frustrando-se muito por isso. Um espetáculo indicado especialmente aos amantes da música clássica.

Serviço:

Peça Chopin ou o Tormento do Ideal

Onde: Teatro Porto Seguro*: Al. Barão de Piracicaba, 740, Campos Elíseos, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3226-7300. Bilheteria: de terça a sábado, das 13h às 21h e domingo, das 12h às 19h.

Quando: sextas às 21h e sábados e domingos às 19h

Quanto: R$ 50 (balcão/frisas) a R$ 80 (plateia). Vendas na bilheteria ou pelo site www.ingressorapido.com.br

*Serviço de Vans: TRANSPORTE GRATUITO ESTAÇÃO LUZ – TEATRO PORTO SEGURO – ESTAÇÃO LUZ. O Teatro Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro. COMO PEGAR: Na Estação Luz, na saída Rua José Paulino/Praça da Luz/Pinacoteca, vans personalizadas passam em frente ao local indicado para pegar os espectadores. Para mais informações, contate a equipe do Teatro Porto Seguro.

Até 18 de fevereiro de 2018