Foto Daryan Dornelles

Publicado em 16 de outubro de 2016

Por Mariana da Cruz Mascarenhas 

Considerada a queridinha da TV, conhecida como Baby Jane, ela encantava espectadores durante a sua infância e adorava ver os holofotes todos voltados para si. Mas os anos passam, ela cresce e sua fama acaba sendo ofuscada pelo talento da irmã, Blanche Hudson, a qual passa a brilhar nos palcos, ao contrário da ex-estrela mirim que se torna então uma mera coadjuvante. Os anos passam mais ainda e nos deparamos com as duas irmãs na velhice, vivendo juntas, numa total desarmonia em que fica nítida as mágoas e ressentimentos de Jane pela irmã.

Tudo isto faz parte da peça O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, em cartaz no Teatro Porto Seguro. O espetáculo traz uma das duplas mais talentosas do teatro e da TV brasileira no papel de Jane e Blanche: Eva Wilma e Nicette Bruno. Ambas estão perfeitamente à vontade em seus papéis, principalmente nas encenações dos conflitos vividos pelas duas. Enquanto Blanche está na cadeira de rodas, após um misterioso acidente de carro, sob os cuidados da irmã, esta preocupa-se em voltar aos palcos na tentativa desesperada e frustrada de reviver seu talento mirim, vestindo-se como criança – enquanto mal cuida de sua irmã, deixando-a sem comer várias vezes.

A peça começa mostrando a infância de Jane e Blanche, interpretadas pelas atrizes mirins Sophia Valverde e Duda Matte, que também encantam a plateia diante do envolvimento em seus papéis. As duas aparecem em diversos momentos do espetáculo, já que tais cenas também decorrem em paralelo com as encenações das personagens na terceira idade – assim como também acontece com as atrizes Juliana Rolim e Rachel Rennhack, que interpretam Jane e Blanche na juventude.

O ar de suspense mesclado a comédia característico desta peça ocorre de forma suave e cativante ao mesmo tempo, principalmente pelo desenrolar dos acontecimentos, cujo desfecho pode surpreender a plateia totalmente ao relevar os mistérios por trás das mágoas de Jane pela irmã, mostrando quem nem tudo é o que parece.

O Que Terá Acontecido A Baby Jane? é baseado num dos maiores clássicos do cinema, lançando em 1962 nos telões, estrelando as atrizes Bette Davis e Joan Crawford nos papéis de Jane Hudson e Blanche Hudson. O longa é baseado no livro homônimo de Henry Farrel, que se dedicou a escrever a versão para o teatro pouco tempo antes de morrer, em 2006. Passados quase dez anos, os direitos foram liberados pela família e cedidos para os consagrados diretores brasileiros de musicais, Charles Moëller e Cláudio Botelho, que já tinham um sonho antigo de transformar o filme em peça e assinam, pela primeira vez, um espetáculo que não é musical. Esta também é a primeira versão da trama contada nos palcos.

There are currently no comments.