Série croata narra a compra do último jornal independente da cidade. Um bom e viciante drama jornalístico com toques de noir que pode ser desfrutado na Netflix

Foto: loslunesseriefilos.com

‘O Jornal’ (Novine) é a primeira série croata que se destaca entre as principais produções europeias. Escrito pelo jornalista Ivica Diric, editor da agência Novi List, um autor que se mostra muito bem informado sobre os meandros da imprensa na Croácia.

A primeira temporada, de doze episódios, é produzida pela HRT. ‘Novine’, título original, é traduzido como “o jornal”. Um drama jornalístico manchado de suspense, estrelado por Branka Katic, Alexander Cvetkovic, Trpimir Jurkic ou Olga Pakalovic, entre outros.

 

Foto: loslunesseriefilos.com

A história se concentra em Novine, o último jornal independente da região, localizado na cidade de Rijeka, que está com dificuldades devido à crise sofrida pelo setor de mídia impressa. As questões econômicas começam a sufocar o proprietário, que vê a necessidade de injeção de capital para garantir a continuidade do periódico.

O diário, é colocado à venda. E logo encontra seu primeiro e único pretendente: Mario Kardum (Alexander Cvetkovic), um homem de negócios, mas de credibilidade um tanto suspeita. Na verdade, o jornal que agora ele tenta comprar foi responsável pela exposição de muitos dos seus negócios obscuros, no passado. Ele vê isso como uma fantástica oportunidade para silenciar a única voz crítica ainda existente em Rijeka. No entanto, o verdadeiro motivo desta compra vem de um terrível acidente de carro que, indiretamente, diz respeito a ele.

Outro problema surge no coração da redação de Novine. Afinal, essa compra pode afetar a liberdade e a credibilidade do jornal. A tomada de controle por Kardum gerará tensões e conflitos éticos e morais entre os jornalistas, já que cada um deles tem motivações e problemas pessoais diferentes.

Foto: loslunesseriefilos.com

A cidade portuária de Rijeka, com seus aviões e navios, desconhece o que acontece em suas próprias entranhas. Os jornalistas de Novine, fiéis guardiões do rigor e da democracia, vigiam a informação e a verdade. O último bastião do ‘quarto poder’ é então envolvido com a aquisição de Mario Kardum, em um dos momentos mais cruciais para os cidadãos: as eleições. É nessa conjuntura que surge Ludvig Tomasevic (Dragan Despot), um poder político embriagado, cheio de contatos com a corrupção.

Neste conto de ambição, dinheiro e poder, podemos acompanhar os meandros do jornal, mas também os velhos fardos e feridas políticas e sociais da história da Croácia. Uma rede de corrupção que começa na política, continua através da polícia e termina na própria Igreja. Personagens com muito poder são usados para puxar as cordas e facilitar a compra do periódico.

Foto: loslunesseriefilos.com

Uma série que vai fisgar quem gosta de jornalismo e drama policial. Mais que recomendada.