Jota Fagner

José Fagner Alves Santos é jornalista (MTB 0074945/SP) e Ms. em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC/SP. Fã de Ernest Hemingway, Tom Wolfe, Gay Talese, Hunter Thompson, John Hersey e Eliane Brum. Faz um arremedo de jornalismo literário. Editor no Editoria Livre, colabora no Portal Café Brasil, na Revista Blogosfera e apresentou durante dois anos o Podcast Mídias e Modos. Já escreveu para o Internet Geral e, recentemente, começou a colaborar como MixPoint.

Trabalhos publicados

PORTAL CAFÉ BRASIL

Artigos, crônicas e ensaios publicados no Portal Café Brasil podem ser conferidos neste link. O portal Café Brasil é um ambiente que se propõe a fazer uma curadoria de assuntos, oferecendo aquilo que o Luciano Pires, seu criador, chama de “Iscas Intelectuais”. O trabalho para esse portal foi interrompido durante o processo de mestrado. Agora, pretendo retornar às publicações semanais.
 
CHARGES E QUADRINHOS PARA O JORNAL BEM TE VI

O Jornal Bem Te Vi foi criado pelos jornalistas: Lucas Galante e Márcio Ribeiro, com a finalidade de cobrir as notícias da cidade de Peruíbe e região.

Minhas primeiras charges foram publicadas na edição n° 18, de agosto de 2014:

Charge sobre o fechamento da maternidade de Peruíbe

 

Charge sobre buracos na Cidade de Peruíbe (Clique aqui para ver a página do Jornal).

Buracos pela cidade de Peruíbe. Três pessoas, incluindo uma enfermeira, tentam pular por cima dos buracos espalhados pela cidade. Ao fundo um senhor careca ergue os braços, gesticulando em desespero, querendo avisar sobre os perigos.

Primeira página de quadrinhos da série Vida de Jornalista não é fácil (Clique aqui para ver a página do Jornal).

Revista Juazeiro


A Revista Juazeiro é o produto final do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e tem como tema a influência cultural nordestina na Baixada Santista. Em parceria com a colega Natália Fifres eu (J. Fagner) produzi textos, fotos, diagramação, ilustração e edição da revista que pode ser comprada no Clube de Autores.

Leia a edição da Revista Juazeiro

Revista Blogosfera

A Revista Blogosfera, voltada a blogueiros, se tornou referência dentro do seu nicho (produção de conteúdo), não só pela qualidade dos seus textos, mas, também, pela sua qualidade gráfica. Fui chamado para trabalhar com diagramador e acabei, posteriormente, escrevendo reportagens para a revista.

 

Revista Arco


A Revista Arco (Arquitetura e Comunicação) é uma revista laboratório interdisciplinar produzida pela Universidade Católica de Santos para fins de integração entre as disciplinas dos cursos de comunicação (com habilitação em jornalismo) e Arquitetura. A revista apresenta reportagens desenvolvidas pelos alunos do curso de jornalismo.
  • Terceira edição da Revista Arco – Outsider (Texto e diagramação).
  • Quarta edição da Revista Arco – Rituais (Texto, diagramação e ilustração).

Jornal ENTREVISTA


O jornal ENTREVISTA é o mais antigo e mais premiado jornal laboratório do país. Criado pela Universidade Católica de Santos, o ENTREVISTA serviu (e continua servindo) como estréia para muitos jornalistas.