A mídia sempre foi o saco de pancadas preferencial de quem busca enredar pessoas em teorias conspiratórias

Recentemente virou moda recomendar que que não se use os grandes veículos de imprensa como fonte de informação. Dizem que a grande mídia possui seus próprios interesses. O ideal seria buscar informação neste ou naquele canal do Youtube. Pressupõe-se que assim estaríamos longe de ideologias e de interesses pessoais.

Quem acredita nesse argumento é muito inocente ou está usando de má fé. Os canais da grande mídia possuem, sim, seus próprios interesses, mas eles são limitados pelos interesses do jornal concorrente. Aquilo que a Globo não noticiar, a Record noticia; aquilo que a Folha não publicar, o Estadão publica. Já escrevi sobre isso (cf. A Globo não é a única que omite e distorce).

A disputa pela credibilidade – o principal valor de uma empresa jornalística – pode ser o diferencial na hora de conseguir este ou aquele anunciante. A Globo, só para dar o exemplo mais conhecido, abusou da manipulação e até hoje paga por isso. A emissora é o alvo preferido das teorias conspiratórias.

Os comunicadores do Youtube, por sua vez, não possuem os mesmos recursos de um grande jornal. A maior parte deles não pode checar uma informação in loco, não pode arcar com os custos de uma pesquisa, não pode pagar consultores que atestem a veracidade de determinada informação.

Comparar o trabalho feito por uma equipe jornalística treinada com as opiniões de uma pessoa que grava vídeos enfurnado no quarto é algo que não faz sentido. Para além disso, é curioso achar que o youtuber não tenha viés ideológico.

Eu, como alguém que preza pela pluralidade de ideias, recomendo que se assista os canais de Youtube, mas que nunca deixem de consultar outras fontes de informação. Incluindo os jornais e a grande mídia. Assim você terá vários pontos de vista e estará mais bem preparado para tomar suas próprias decisões. Abraçar uma perspectiva única é garantia de alienação.

Mas se você é daqueles que acredita nas teorias conspiratórias, se você acredita que todos os especialistas do mundo estão errados, se você crê tanto nas suas fontes ao ponto de não precisar conhecer outras versões, prepare-se. Um novo mundo está nascendo. Espero que você não pague um preço muito alto pela sua alienação.

 

José Fagner Alves Santos

There are currently no comments.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.