Pietá – Foto Mariana Mascarenhas 

Publicado em 17 de abril de 2016 

Por Mariana da Cruz Mascarenhas 

Um período que marcou a história da humanidade para sempre, trazendo grandes inovações e criações para as artes, literatura, política, religião, cultura e etc… Definido como um movimento cultural que predominou no Ocidente entre os séculos XV e XVI, retomando conceitos do classicismo – o qual fora suprimido por um pensamento mais hegemônico e único da Idade Média – o Renascimento, como o próprio nome diz, permitiu o renascer de uma sociedade muito mais questionadora, contestadora e reflexiva.

 Certamente você já deve ter estudado ou ao menos lido a respeito do tema nos livros de história. Pois especialmente os amantes de artes e história podem se encantar ao mergulhar neste período novamente por meio da exposição Grandes Mestres, cuja temporada, que se iniciou em 30 de janeiro, foi prorrogada até 8 de maio no Espaço Cultural Porto Seguro. A mostra reúne réplicas de obras dos três principais autores renascentistas: Leonardo Da Vinci (1452 – 1519), Michelangelo (1475- 1564) e Rafael (1483 – 1520).

Logo na entrada do espaço, o público já se depara com a reprodução em tamanho real da obra original Davi, uma das produções mais famosas de Michelangelo que consiste numa estátua de 5,17m de altura esculpida em mármore. Também, no mesmo tamanho da obra original, está a réplica Pietá, escultura de Michelangelo que retrata a Virgem Maria de luto após a morte do seu filho Jesus. Trata-se de duas estatuetas que oferecem aos visitantes um verdadeiro estudo artístico em razão de detalhes, cor, formas e expressões que traduzem o novo olhar questionador e provocador da sociedade renascentista.

Uma reprodução gigante do afresco A Escola de Atenas feita por Rafael, um modelo da Cúpula da Basílica de São Pedro, em Roma, e uma representação em escala da Capela Sistina pintada por Michelangelo são outros destaques da mostra. As múltiplas genialidades de Leonardo da Vinci expressa não somente em suas pinturas, mas em suas máquinas lendárias também marcam presença na exposição.

Ao decorrer da mostra é possível acompanhar as explicações de algumas obras oferecidas pelos guias locais e desfrutar de apresentações interativas de desenhos e projetos originais de Michelangelo.

A fim de aprofundar ainda mais o público no mundo renascentista, o espaço cultural conta com um Projeto Educativo que consiste em proporcionar vivências educativas, ateliês criativos e cursos que relacionam o Renascimento a diversos movimentos e áreas da arte (para saber mais acesse www.espacoculturalportoseguro.com.br). Até quem não é amante de artes pode vir a ser.

There are currently no comments.