(Evenus regalis): Linda e rara borboleta é fotografada pela 1ª vez em Peruíbe

Uma rara e linda borboleta foi fotografada na zona rural de Peruíbe/SP, neste mês de março. Trata-se da cobiçada “Evenus regalis“, borboleta da família Lycaenidae, que se alimenta exclusivamente de néctar e pode ser encontrada desde o México até o sul do Brasil.

Na ocasião da fotografia, ela estava em um pé de Aroeira (Schinus terebinthifolius) e só foi avistada por que o autor contava as diferentes espécies de abelhas que foram atraídas pela florada da espécie, quando percebeu algo diferente entre as folhas.

No começou, pensou que era uma lagarta ou uma folha seca. Depois, mesmo com poucos movimentos da borboleta, pode perceber que se tratava de um tímido lepidóptero de vôos curtos e boa camuflagem.

Alguns especialistas consultados contaram que ainda não tiveram a sorte de encontrar esta espécie em seus caminhos, mesmo com horas de procura. Outros entraram em contato para realizar o Butterfly watching (observação de borboletas) na zona rural da cidade.

O biólogo, Bruno Lima, disse que o desenho nas asas serve para proteger a cabeça da borboleta, caso ela venha a ser atacada por um pássaro. Como esteve recentemente no México, Lima contou uma curiosidade a respeito da árvore onde estava pousada a “evenus“. Disse que a Aroeira foi levada do Brasil para o estado da Flórida e se espalhou de tal forma que é considerada uma praga naquele local.

De acordo com o apurado e com as pesquisas realizadas, foi o primeiro registro documentado para Peruíbe.

Veja a sequência de fotos:

 

Evenus regalis, desenho na asa lembra uma lagarta ou outro bicho (Foto: Márcio Ribeiro)
Detalhe do desenho nas asas do lepidóptero (Foto: Márcio Ribeiro)
Evenus regalis e sua boa camuflagem no pé da Aroeira.
“Antenas das asas” se mexem e dão a impressão de uma lagarta ou outro bicho (Foto: Márcio Ribeiro)
Evenus regalis. Não há uma máquina capaz de captar a sua beleza ao vivo (foto de Márcio Ribeiro)

 

Reportagem e Pesquisa: Márcio Ribeiro

Fotos: Márcio Ribeiro

Colaboração: Bruno Lima / Priscila Thomás

Fonte Consultada: História Natural das borboletas do Vale do Rio Quilombo, Santos 2010 (Ronaldo Bastos Francini)

[email protected]

Todos os direitos reservados

Você também pode gostar de:

Borboleta transparente é fotografada na Zona Rural de Peruíbe

Linda borboleta e de difícil visualização é fotografada na Zona rural de Peruíbe

 

 

Sobre o autor

Website | + posts

Escritor, redator, podcaster, paulistano criado em Curitiba começou a cultivar o interesse pela escrita aos 14 anos. Escreveu uma coluna semanal para um jornal comunitário brasileiro nos EUA e se tornou editor de um periódico independente. De Pittsburgh realizou o Premio Podcast no Brasil em 2008/2009. Escreveu um livro sobre técnicas de filmagem com iPhone e iPad e o romance: “Tudo que tenho de fazer é sonhar“. Atualmente não consegue equilibrar o tempo gasto com Animação 3D, filmagens com smartphone, pilotar Drones e criar artes com Inteligência Artificial.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações