O suposto pouso de um objeto voador não identificado (OVNI) em um terreno de Peruíbe foi alvo do quadro detetive virtual, exibido aos domingos no Fantástico pela Rede Globo, mas a conclusão é que as marcas deixadas no solo são decorrentes de fenômenos naturais.

A responsável pelo parecer que desagradou simpatizantes do assunto  foi  a Ana Maria Heuminski de Avila, que é doutora em Ciências Atmosféricas, graduada em Meteorologia, Mestre em agrometeorologia, Doutora em Engenharia Agrícola, além de pesquisadora e professora da Unicamp. Com esta formação acadêmica, é impossível imaginar que o seu parecer seria diferente.

De acordo com ela, as marcas que apareceram na cidade foram resultados de um fenômeno atmosférico natural, chamado de “microburst”, termo em inglês que significa micro explosões: “É um fenômeno meteorológico que provoca um deslocamento de ar muito intenso que vem da nuvem em direção ao solo e é um vento de grande velocidade que  provoca este tipo de deslocamento da vegetação”, disse Avila.

Na internet, a decisão gerou comentários negativos ao material veiculado, veja alguns:

Sergio Silva disse: “A globo distorceu tudo. Como eu disse, sou morador vizinho ao acontecido e presenciei todas as vezes que a reportagem esteve no local (…)  e ficamos chocados com a reportagem da globo por não ter dito a verdade e ainda ficar fazendo piadinha da cidade essa emissora de tv é mentirosa…” 

Maisa Amaral disse: Realmente a matéria explicada pela globo deixa muito a desejar porque um ar quente amassou o mato só naquele pedaço certinho não tem cabimento”

Renata Faria disse: Também não gostei da “matéria”(piada). Além de ser desrespeitoso com nossa cidade, dando a entender que somos uma cambada de caiçara cheia de lendas, a fulana doutora, sei lá das quantas falou, falou, falou e não disse nada!”

Suseliton Saga, pesquisador que acompanha este caso de perto, disse em sua rede social que a Globo produziu um material diferente do que foi veiculado, mas que por ordem superiores a pauta foi mudada, veja:  “Foram 4 dias que eles estiveram aqui formatando a matéria comigo para a pauta deles, onde o Ernesto Paglia seria o apresentador (…) Depois de exaustivos dias de entrevistas (…) fui informado que por ” Ordem Superior eles iriam ” mudar o acordo, a pauta e a matéria, colocando apenas o lado cético (…) Jornalismo imparcial e anti ético do programa impediu que seus telespectadores pudessem saber da verdade do ocorrido e assim tirarem suas conclusões”.

Quanto a explicação da Doutora, Saga falou: “Tivemos diversas discussões com céticos, que rapidamente tentam explicar o fenômeno com o microburst ou, em português, micro explosão. Manteremos a denominação em inglês, o microburst tem tamanho de dezenas a centenas de metros. Todas as marcas de Peruíbe possuem diâmetro, sendo irregulares ou perfeitamente circulares de 2 metros até 15 metros, sendo impossível associar facilmente com o referido fenômeno meteorológico. (…). Além da destruição que provocaria, espalharia folhas para todos os lados e não fazendo um desenho simétrico. Um Absurdo essa informação, nossos amigos estrangeiros com PH logo se manifestarão”. disse.

Confira a matéria veiculada no Fantástico

Agora veja o material veiculado pelo SBT

Reportagem: Márcio Ribeiro

Imagens: Internet

Vídeos: Youtube

[email protected]

MTB: 0078407

There are currently no comments.