Cássia Eller, o Musical

Foto Marcos Hermes

Publicado em 5 de setembro de 2016

Por Mariana da Cruz Mascarenhas

Quem sabe ainda sou uma garotinha / Esperando o ônibus da escola sozinha: certamente muitos já se pegaram, em algum momento da vida, cantando as letras acima mencionadas, seja no chuveiro, karaokê, na rua, entre tantos outros lugares. Intitulada “Malandragem”, esta música eternizou-se na mente e nos ouvidos do público brasileiro, graças à cantora que deu voz a ela, Cássia Eller (1962 – 2001), uma das maiores vozes da Música Popular Brasileira (MPB).

Mas seu marco foi muito além de tal canção, incluindo um vasto repertório composto por sucessos variados. Seu ecletismo musical fazia dela uma cantora única, com potencial vocal inigualável para, por exemplo, interpretar canções de compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, artistas da MPB, como Caetano Veloso e Chico Buarque. Mas ela não se limitava à nata da música brasileira, interpretando também sucessos internacionais como Beatles, John Lennon e Nirvana. Bateu saudade de ouvir tamanho repertório e ainda na voz da cantora? Pois quem for ao Teatro Frei Caneca, até 25 de setembro, poderá reviver esses momentos e ainda conhecer melhor a vida de Cássia Eller.

Após percorrer todas as capitais brasileiras e ser aplaudido por mais de 100 mil espectadores, o espetáculo Cássia Eller – O Musical está novamente em cartaz, por curta temporada, em São Paulo, devido ao grande sucesso. No palco, a atriz e cantora Tacy de Campos interpreta a artista, desde os seus primeiros e ainda tímidos passos para embarcar na carreira musical, até o seu auge, quando ela “estoura” como sucesso nacional da MPB. A peça também aborda a vida pessoal de Cássia, o relacionamento com os pais, amigos e pessoas célebres do ramo musical, sua timidez na hora de socializar-se, além de suas paixões amorosas, especialmente a vivida com sua amada Maria Eugênia, com quem ela cria seu filho Chicão.

Desde o começo do espetáculo, é perceptível a perfeição na performance de Tacy, que chega a deixar os espectadores vislumbrados, dando a impressão de estarmos diante da verdadeira Cássia Eller. Tal sensação se amplia potencialmente nos momentos em que a atriz entoa as canções da cantora, de modo arrepiante e envolvente. O timbre de voz é tão parecido e, ao mesmo tempo, arrebatador para os ouvidos, que certamente causa comoção em todos aqueles que são fãs da estrela do MPB.

Sete atores compõem o elenco do espetáculo, dirigido por Vinícius Arneiro e João Fonseca – que também dirigiu musicais biográficos sobre Cazuza e Tim Maia –, cujo repertório possui 38 músicas da artista. O cenário simples e fixo é engrandecido pelo talento de Tacy que, junto com o elenco, sustenta toda a peça, mostrando que apenas os atores, especialmente a protagonista, já são suficientes para paralisar nossos olhos com seus talentos e brio.

Sobre o autor

+ posts

Mestra em Ciências Humanas. Jornalista. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Comunicação Empresarial.
Assessora de Comunicação. Blogueira de Cultura e de Mídias.
Sou apaixonada por programas culturais – principalmente cinema, teatro e exposição – e adoro analisar filmes, peças e mostras que vejo (já assisti a mais de 150 espetáculos teatrais). Também adoro ler e me informar sobre assuntos ligados às mídias de modo geral e produzir conteúdos a respeito.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações