Publicado em 22 de outubro de 2016

Por Mariana da Cruz Mascarenhas

Ainda faltam quatro meses para o Carnaval, mas, quem for ao Teatro Sérgio Cardoso até o dia 30 de outubro de 2016, já poderá entrar no clima da folia muito antes da hora e de uma forma diferente. O espaço exibe, desde o dia 10 de setembro de 2016, o espetáculo musical Cartola – O Mundo é um Moinho. Idealizado por Jô Santana, a peça tem direção e encenação de Roberto Lage, direção musical de Rildo Hora, pesquisa de Nilcemar Nogueira – neta de Cartola – e dramaturgia de Artur Xexéo.

A peça transforma o palco do teatro numa verdadeira quadra de escola de Samba, a mais tradicional do carnaval carioca: a G.R.E.S (Grêmio Recreativo Escola de Samba) Estação Primeira de Mangueira. Nesse cenário fixo, os personagens carnavalescos discutem os preparativos para o próximo desfile da escola, que prestará uma homenagem a um dos maiores sambistas da história da música brasileira, Angenor de Oliveira (1908 – 1980), mais conhecido como Cartola (Flávio Bauraqui), contando sua vida e obra.

Enquanto os personagens decidem os preparativos, eles vão relembrando a vida de Cartola, a qual é encenada ao público conforme as narrações acontecem. Assim, os espectadores são transportados para todas as fases da vida deste grande sambista, que foi cantor, compositor, poeta e violinista brasileiro. Ele também foi um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira.

Amante da bebida e da boemia, com uma vida marcada por altos e muitos baixos, Cartola gravou seu primeiro CD aos 65 anos de idade.  Seus principais sucessos que se eternizaram especialmente no coração dos adeptos da Música Popular Brasileira foram “As Rosas não Falam” e “O Mundo é um Moinho”.

A simultaneidade das histórias que se passam na escola de samba e ao mesmo tempo narram a vida de Angenor contribuem para conferir dinamismo e atrair ainda mais o público. Os 150 minutos de peça passam despercebidos diante da história marcada pela leveza do enredo e suas gostosas doses de humor. A atuação de Bauraqui é memorável, reavivando as lembranças de um grande sambista brasileiro, o qual é muito bem apresentado neste espetáculo. Quem conhece Cartola, certamente se encanta com o musical e quem não o conhece e for ao Teatro Sérgio Cardoso, passará a se encantar por este eterno artista do samba.

O espetáculo ainda conta com as participações dos atores Virginia Rosa, Hugo Germano, Adriana Lessa, Silvetty Montilla, Augusto Pompeo, Edu Silva, Renata Vilella, Ivan de Almeida, Larissa Noel, Lu Fogaça, Andrea Cavalheiro, Grazzi Brasil, Flavia Saolli, Paulo Américo, Gabriel Vicente, Rodrigo Fernando e André Muato.  A cada semana um artista do samba faz uma apresentação especial dentro do espetáculo.

There are currently no comments.