“A Whiter Shade Of Pale” é uma das canções mais regravadas de todos os tempos. Nomes como Joe Cocker, Bonnie Tyler, Richard Clayderman, Annie Lennox e Sarah Brightman já colocaram a música em seus repertórios e a lista não para de crescer.

Em 1967, após a dissolução de sua antiga banda de Rhythm and Blues, o pianista e cantor Gary Brooker firmou uma parceria para composição de músicas com Keith Reid. Este, então, enviou algumas letras pelo correio e uma delas era “A Whiter Shade Of Pale”.

Brooker desenvolveu improvisação baseada na Ária em Corda Sol, famosa composição do alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) , um dos principais músicos barrocos). Ele também combinou elementos do clássico e rock, teclados duplos, letras incomuns e “obscuras”. No meio disso tudo, ele colocou a voz cheia de sentimentos de Brooker.

A Whiter Shade Of Pale foi a primeira gravação da nova banda Procul Harum, subindo rapidamente para o topo das “paradas musicais”. A música de Brooker e a letra de Keith Reid resultou em uma das canções mais duradouras e memoráveis da história do rock.

Desde que foi lançada em 1967, milhares de ouvintes têm refletido a respeito do significado dessa canção. Para os materialistas, a explicação do próprio Reid – “é como olhar uma pintura abstrata” – nunca foi válida…

As virgens vestais
Fonte: Wikipedia (adaptado)

Na Roma Antiga, eram designadas por Virgens Vestais («deusas do fogo») as assistentes da deusa romana Vesta. Estas mulheres gozavam de uma situação social respeitável na sociedade, devendo manter-se castas sob risco de sofrerem punições (inclusive mortais).

Uma das suas obrigações era de manter sempre acesa a chama sagrada do fogo do Estado no Templo redondo no Forum Romano, sob a supervisão do Pontifex Maximus. O fogo neste altar representava a origem da vida e se acreditava ter vindo de Tróia, não podendo morrer.

Castigos mortais seriam aplicados se a obrigação não fosse cumprida. Elas poderiam até ser enterradas vivas ou precipitadas do alto da Rocha Tarpéia, no monte Capitolino, em caso de transgressão. Após servir por 30 anos, a mulher poderia escolher entre continuar como Virgem Vestal ou libertar-se das obrigações. Elas eram muito consultadas, sobretudo em assuntos políticos, por terem instrução e boa situação econômica.

No Monte Paladino ainda estão as ruínas da Casa das Virgens Vestais, ou Atrium Vestae, onde apenas mulheres poderiam circular. No Império Romano, qualquer homem encontrado próximo da morada das Virgens Vestais era enforcado. Hoje em dia, o local é preservado apenas por guardas mulheres.

Para terminar o momento flash back do Vitrola, vamos ouvir essa obra incrível em uma de suas melhores versões. Com vocês, “A Whiter Shade Of Pale” na voz de Annie Lennox: