TV Tribuna, SBT, Band, Gazeta, Rede Vida, Cultura, Record, Univesp e Multicultura. Estes são os canais que pegam com o sinal digital em Peruíbe, atualmente, no modo UHF.

Caso este cenário se mantenha, os telespectadores da Record News, Aparecida e Plenitude, canais que estão funcionando no sistema analógico, vão ficar sem a programação destas emissoras.

Entre aquelas que ainda não apareceram na sua telinha, a Record News já conta com a autorização da Anatel para operar no município, mas outras ainda aguardam autorização, como: TV União, Escola, Saúde, Século 21, Boa Vontade, Universal, Rede 21, Evangelizar SP, Rede Super Digital, Canção Nova, entre outras.

A Prefeitura de Peruíbe, responsável pela torre de retransmissão da cidade, foi procurada pela reportagem para saber se existe alguma previsão de novos canais ou se houve alguma procura para a instalação de aparelhos retransmissores e a resposta dada foi :  “É necessário entrar em contato com as emissoras para obter uma resposta. A competência de transmitir o sinal vem de lá”. 

Dos canais procurados, veio uma resposta da RedeTV!, que não funciona na cidade. Ela informou que encaminhou o e-mail para  o departamento técnico a fim de solucionar o problema, mas não deu mais informações e não explicou o motivo da ausência do sinal em Peruíbe.

O desligamento do sinal analógico no Brasil começou no dia 29 de novembro de 2015 e deve ser concluído até o dia 25 de novembro de 2018. Para atingir o percentual de 93% dos municípios aptos, o governo determinou que os beneficiários do Programa Bolsa Família recebam, de forma gratuita, um conversor digital com interatividade e antena para recepção, além de garantir que medidas sejam tomadas para solucionar eventuais problemas de interferência da telefonia móvel na televisão digital

O desligamento do sinal começou na Região de Rio Verde, em Goiás, no dia 15/02/2016. No dia 29 deste mês, o sinal será desligado nas regiões de Peruíbe, Campinas, Franca, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba, enquanto no Vale do Ribeira, a previsão é o que o sinal seja desligado no dia 28 de novembro do ano que vem.

Para entrar em contato com o programa que distribui os kits gratuitos, é preciso ligar para 147. Caso prefira, pelo email  [email protected] ou pelo site www.sejadigital.com.br.

Para finalizar, relembre a música “Televisão”, da banda paulista Titãs.

Reportagem: Márcio Ribeiro

Imagens: Pixabay

[email protected]

MTB 0078407

 

There are currently no comments.