O Capitão Corelli

Grecia, 1941. A Segunda Grande Gerra acaba por envolver em seu contexto a pequena ilha de Cephalonia, no mediterrâneo grego.  A invasão é consequência da guerra Greco-Italiana, conflito armado no qual os gregos derrotaram e expulsaram as tropas italianas através da Albânia. Derrotado e encurralado, Mussolini pede apoio a Hitler, o qual envia as tropas do eixo, atravessando a Macedônia até finalmente invadir e render a Grécia. Com o apoio de seu aliado, a Itália toma a costa grega e suas tropas se instalam por todo o país.

Entregando uma perspectiva levemente menos histórica e mais romântica, Captain Corelli’s Mandolin, drama de 2001, dirigido por John Madden, mostra a chegada à Cephalonia de um regimento italiano liderado pelo Capitão Antonio Corelli (Nicholas cage). Alegre e extremamente cordial, Corelli se empenha em conquistar a confiança dos aldeões. No entanto, ao conhecer a bela Pelagia (Penélope Cruz), filha do médico da aldeia, este oficial militar que jamais havia empunhado uma arma em batalha, se vê rendido a um sentimento marginal, posto que Pelagia está noiva de Mandras (Christian Bale).

Corelli se hospeda com Pelagia e seu pai (John Hurt) que, em troca, recebe suprimentos médicos das tropas italianas. Com o convívio, sua relação, a princípio perturbadora e pouco salutar, evolui para uma confiança e carência mútuas. Nesse meio tempo, Mandras está longe da ilha combatendo os alemães, e Pelagia questiona o que realmente sente por seu noivo.

O Capitão Corelli (Captain Corelli’s Mandolin, no original), não segue torpemente a velha fórmula de triângulo amoroso. Seu contexto histórico denso cria um plano de fundo complexo que acaba por enriquecer o romance proibido. Equilibrando-se entre momentos de pura descontração, romance ingênuo e reviravoltas aterradoramente dramáticas, resultantes do conflito corrente, o filme entrega uma experiência satisfatória seja às almas efetivamente dadas ao romance, ou àquelas que buscam uma história de época empolgante com toques de ação e interesses políticos.

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=FZHZwazHck8&t=8s” title=”Captain Corelli’s mandollin – Oficial Trailler” /]

Sobre o autor

Website | + posts


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações